PostHeaderIcon Conclusão do projeto vira reportagem de TV

O projeto Mata Atlântica foi desenvolvido por crianças de 7 a 8 anos. O tema surgiu depois que os alunos folhearam revistas e outros materiais durante a etapa inicial de exposição. “Um dos alunos encontrou uma reportagem sobre a Mata Atlântica e achou que era interessante”, explica a professora Haryanne Valério sobre como o tema surgiu.

Logo nas pesquisas iniciais, enquanto respondiam às perguntas do mapa, as crianças descobriram sobre os problemas que esse bioma enfrenta e perceberam a importância de se preservar a Mata Atlântica.

Para concluir o projeto, então, as crianças resolveram criar um site sobre a Mata Atlântica com textos escritos por elas trazendo informações que aprenderam durante o projeto. O site, nas palavras das crianças, tem como proposta “tentar ajudar a natureza através da reciclagem, do consumo correto de água e da diminuição da poluição”.

Mas tinham um problema: não sabiam como poderiam desenvolver essa ideia. Fazer algo mais simples como um blog foi, de início, uma opção recusada. Os alunos então pesquisaram, conversaram com quem entende, descobriram o que precisavam e conseguiram desenvolver o site.

Feita a programação, era hora de escolher o conteúdo do site. As próprias crianças, tendo como base o que haviam aprendido, decidiram o que escrever e escreveram elas mesmas os seus textos. Mas isso não foi suficiente para elas: as crianças desenvolveram o seu próprio documentário sobre a Mata Atlântica, criando a história, o roteiro e encenando.

Pronto o site, foi necessário divulgar. Desde o início, uma ideia das crianças era a divulgação através da televisão, e por isso pesquisaram bastante sobre programas relacionados ao assunto do site. Encontraram o Repórter Eco, da TV Cultura, e enviaram um e-mail, contando sobre o projeto e sobre o site.

A resposta do programa chegou no dia seguinte, informando as crianças que a equipe de reportagem gostaria de ir até a escola fazer uma matéria com elas.

Resultado: diante das câmeras da TV Cultura, as crianças explicaram o que aprenderam e apresentaram o seu site, conseguindo assim divulgar o trabalho para que mais pessoas possam entrar em contato com as informações que eles aprenderam e, dessa forma, ajudar a proteger a Mata Atlântica também.

O site http://maismataatlantica.webnode.com.pt

As crianças conversam com a equipe da TV Cultura.

As crianças mostram o seu trabalho.

A professora Haryanne fala sobre o projeto.

Leave a Reply