PostHeaderIcon As oportunidades do Vivencionismo

Através da Pedagogia Vivencionista, as crianças aprendem a medir o que é positivo e o que é negativo em uma situação antes de tirarem suas conclusões e se decidirem.

Reflexões assim precisaram ser feitas quando duas turmas diferentes se depararam com um problema: ambas queriam vender pipoca para conseguirem dinheiro e concluírem seus projetos. O que seria melhor para não diminuir os lucros? Enfrentar a concorrência ou trabalharem em conjunto?

Para não correr o risco de não conseguirem o dinheiro suficiente e, por isso, não realizarem suas conclusões, as crianças das duas turmas resolveram unir suas forças e, ao invés de competir, venderão pipocas juntas através de uma parceria.

Para resolver como se dará a venda, as duas turmas têm se reunido em assembleias e discutido as ideias, mostrando assim um senso de democracia. Todas as decisões tomadas por essa assembleia têm que ser bem pensadas, pois acarretarão no sucesso ou não das vendas e, por isso, as crianças não medem esforços antes de decidir qualquer etapa.

Essa situação é um exemplo de como o tema do projeto não limita o conhecimento adquirido através dele: a matemática foi necessária para descobrir como teriam o maior lucro; a democracia foi escolhida como forma de tomar decisões; a alfabetização é estudada nas cartas trocadas pelas turmas; e inúmeros outros conhecimentos que foram utilizados durante o processo.

Leave a Reply